Em reunião ocorrida esta semana na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), realizada no Uzbequistão, os presidentes russo (Vladimir Putin) e chinês (Xi Jinping) reafirmaram compromissos comuns e a parceria estratégica entre os dois países, o que contraria diretamente os interesses do imperialismo. O mesmo imperialismo que, por meio da OTAN e em parceria com o governo da Ucrânia, vem nos últimos anos tentando cercar e ameaçar as fronteiras russas com o objetivo de destruir todo o legado da extinta URSS e também atingir a China.
Como parte deste cerco, o imperialismo utiliza diariamente sua máquina de propaganda para propagar mentiras sobre a guerra movida pela Rússia contra a Ucrânia, onde o governo Zelensky protege forças fascistas e de ultradireita compostas por assassinos a soldo dos EUA e de países da Europa ocidental.
A máquina de mentiras do imperialismo é tão cínica e monstruosa que, mesmo diante das mais objetivas evidências da derrota acachapante da Ucrânia perante a Rússia, continua disseminando falsidades sobre a guerra, ao afirmar que Putin estaria “sofrendo um revés” no conflito.
Nós, do MM5, desde o início apoiamos a guerra da Rússia contra a Ucrânia e nunca escondemos nossa posição. É uma guerra mais do que justificada, por ser a Ucrânia um enclave imperialista cuja continuidade ameaça a segurança da Rússia e de sua população.
Venceremos!