Visita de Scholz a Lula foi para obter apoio do Brasil à agressão imperialista contra a Rússia

Visita de Scholz a Lula foi para obter apoio do Brasil à agressão imperialista contra a Rússia

Apesar de supostamente ter ocorrido por questões relacionadas ao meio-ambiente e a um futuro acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), a visita do chanceler Olaf Scholz (Alemanha) a Lula, ocorrida na última segunda-feira (30/1), teve objetivo bem mais importante para o imperialismo: obter do Brasil o compromisso de fornecer armas à Ucrânia em sua guerra contra a Rússia.

Como representante da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Scholz veio ao Brasil com este objetivo porque, no interior do bloco imperialista formado por União Europeia e Estados Unidos, há uma crise gerada por diferentes posições (algumas antagônicas) sobre a forma mais adequada, do ponto de vista do imperialismo, de promover um “cerco militar” à Rússia. Alguns países do bloco imperialista temem que, ao fornecerem armas à Ucrânia, também sofram represálias de Vladimir Putin e, indiretamente, da própria China, cujo posicionamento em relação à guerra tem sido exemplar. Daí a tentativa desesperada de Scholz visando “terceirizar” as iniciativas de agressão imperialista à Rússia.

Apesar de até o presente momento não ter se comprometido com o envio de equipamento militar à Ucrânia, Lula no entanto condenou a Rússia, demonstrando assim grande subserviência ao imperialismo.

O MM5 apoia a invasão da Ucrânia, país que havia se tornado um enclave fascista e, portanto, uma ameaça concreta à soberania da Rússia.

Venceremos!

Share