Operação da Polícia Federal (PF) deflagrada esta semana desvelou uma sistemática tentativa de Bolsonaro e seus aliados no sentido de melar a eleição presidencial de 2022, evitar a posse de Lula (PT) e dar um golpe de Estado com decretação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), instrumento de exceção que implanta ‘estado de sítio’.
Uma minuta com o modelo de texto do decreto do golpe foi encontrado na sede do PL, partido de Bolsonaro. O documento previa a prisão dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Outro fato que comprovou a tentativa de golpe foi a divulgação do vídeo de uma reunião ministerial ocorrida em julho de 2022, na qual Bolsonaro e seus ministros, incluindo comandantes das Forças Armadas, consideravam propostas de dar um golpe antes da realização das eleições presidenciais.
Espantosa tem sido a reação da esquerda reformista ao desmascaramento das articulações golpistas organizadas por Bolsonaro e seus ministros. Partidos como PT, PSOL, PSB, Rede Sustentabilidade, PCdoB e PCB parecem realmente surpresos com o ocorrido, o que diz muito sobre a percepção limitada que essas organizações possuem a respeito do bolsonarismo.
Ao contrário da esquerda reformista, nós do MM5 sempre tivemos consciência de que o Bolsonarismo continua (e continuará) acumulando forças no interior da formação social brasileira. Isto porque o Brasil, como formação social, já reúne as condições históricas e estruturais necessárias para a emergência de um projeto político tipicamente fascista.
Também ao contrário da esquerda reformista, nós do MM5 estamos conscientes de que o fascismo e a extrema direita só podem ser efetivamente combatidos e derrotados a partir de uma estratégia genuinamente proletária, o que dispensa os clichês, as falácias e toda a fraseologia democrática que tanto caracterizam o teatro de ilusões burguesas. Um teatro cujo principal objetivo é iludir os trabalhadores e impedir o afloramento de uma verdadeira consciência revolucionária.
Venceremos!