Bolsonaro em queda livre, Moro estagnado e Lula como “salvador das instituições”

Bolsonaro em queda livre, Moro estagnado e Lula como “salvador das instituições”

Pesquisa Datafolha divulgada esta semana aponta que Lula segue à frente na disputa pela presidência, com 48% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro (22%), Sergio Moro (9%) e Ciro Gomes (5%). A exemplo de pesquisa semelhante realizada pelo IPEC e também publicada esta semana, o Datafolha mostra que Bolsonaro perde em todas as simulações de segundo turno, sendo o candidato com maior índice de rejeição (superior a 56%).

A perspectiva de perder a eleição coloca para Bolsonaro a opção de radicalizar ainda mais seus posicionamentos políticos, como forma de coesionar e mobilizar sua base social fascista para um confronto, a partir do momento em que for confirmada sua derrota no pleito.

De sua parte, as frações majoritárias da burguesia ainda lutam desesperadamente pela construção de uma terceira via, personificada na candidatura Moro.

Lula, por sua vez, tudo faz para se “qualificar” como o salvador das instituições e do capitalismo no Brasil, buscando para isto a aliança com Geraldo Alckmin.

A conjuntura brasileira em 2022 será tudo, menos tranquila.

Share