Companheiros,
A crise política do estado brasileiro se agrava dia a dia. A conjuntura das lutas de classes se torna progressivamente mais aguda e complexa. E a esquerda não tem conseguido fazer frente aos desafios que a realidade lhe coloca: que governo temos que propor como alternativa ao do fascista Bolsonaro? O Movimento Marxista 5 de Maio-MM5 não esconde seus objetivos. Nossa proposta é a de um governo de trabalhadores – só de trabalhadores.
Desprezando os mais claros ensinamentos da história recente, e remota, das lutas de classes no país, a quase totalidade da esquerda brasileira insiste na proposta da democracia – que sempre será burguesa, independente dos penduricalhos ‘socialista’, ‘operária’, ‘popular’ etc. com que esta esquerda tenta dissimular sua adesão à estapafúrdia crendice no slogan da democracia como hipotético “valor universal”. E ainda se diz marxista tal esquerda! É preciso romper com esta lógica de conciliação com os interesses dos inimigos do proletariado, dos inimigos da classe revolucionária da era capitalista. É preciso dizer não ao oportunismo, ao eleitoreirismo, ao institucionalismo. Não se pode propor a substituição de um governo burguês se não se explicitar que governo propomos em seu lugar. Não fazer isso significa objetivamente defender a continuidade do estado burguês, ou seja, alinhar-se à lógica da exploração e da opressão sobre os trabalhadores – que é para isso que existe o estado burguês, democrático ou não. Afinal de contas, de que lado objetivamente está a maioria da esquerda brasileira?
O MM5 está do lado dos trabalhadores e, por isso, propõe e luta por um governo de trabalhadores, um governo proletário, no lugar do governo protofascista da quadrilha Bolsonaro.
Movimento Marxista 5 de Maio/MM5 – 7 de Setembro de 2021
Venceremos!